Seminário Temático – Doenças ocasionadas por vírus transmitidos por Aedes aegypti
Presidente da Academia Cearense de Ciências (Prof. Albersio) Apresenta a programação do Evento, exaltando a idéia da Aceci atuar junto a Comunidade Acadêmica e a Sociedade Civil organizado do Estado do Ceará.
Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará está localizado na Rua Coronel Nunes de Melo, 1000, no bairro Rodolfo Teófilo.
O Núcleo é coordenado pelo Prof. Odorico de Moraes e possui pesquisadores de alto nível da área da Farmacologia, Farmacologia Clínica, Química e Toxicologia. O NPDM desenvolve estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos, visando atender a pesquisa pré-clínica e clínica necessária para o desenvolvimento de medicamentos na indústria farmacêutica, além de contribuir para consolidar um pólo industrial farmacêutico no Ceará.
O NPDM é a primeira estrutura no Brasil a atuar em todas as etapas da cadeia de desenvolvimento de medicamentos. O mesmo atua por meio de parcerias público-privadas com empresas da indústria nacional e internacional de medicamentos.
De acordo com a apresentação do Prof. Odorico, o NPDM possui uma área construída de 10.000 m2, abrigando 22 laboratórios, estrutura hospitalar com 64 leitos, 14 ambulatórios, um consultório odontológico, uma enfermaria especial para teste de novos protocolos em câncer, 60 gabinetes individuais para pesquisadores, refeitório, auditório, salas de conferências e área administrativa.
Palestra do Acadêmico (Prof. Odorico de Moraes) sobre Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) sua infra-estrutura, objetivos e potencialidades para estudos científicos, prestações de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos.
Palestra do Prof. Odorico de Moraes
Palestra Principal
Arboviroses transmitidas por Aedes aegypti no Brasil: Situação atual e perspectivas
Dr. Pedro Fernando da Costa Vasconcelos
Médico virologista, pesquisador 1A do CNPq, diretor do Instituto Evandro Chagas, PA; Diretor, Centro Colaborador da OMS/OPAS para Pesquisa e Referência em Arbovírus; Coordenador, Laboratório de Referência Nacional de Arbovírus; Coordenador do Instituto Nacional para Ciência e Tecnologia em Febres Hemorrágicas Virais; Membro de Comitês da Organização Mundial da Saúde (OMS); Comitê de Emergência para Zika e Microcefalia; Comitê Assessor de Febre Amarela; Comitê Assessor de vacina para Zika e outros Flavivírus; Coordenador do INCT para Febres Hemorrágicas Virais; Publicações: 220 artigos e 58 capítulos de livros publicados.
Aspectos da Palestra do Dr. Pedro Vasconcelos
Visão Geral dos participantes
Mesa Redonda sobre debates: Dr. Pedro Vasconcelos, Prof. Ivo Castelo Branco, Dr. Anastácio Queiroz, Dr. Ronald Pedrosa, Dr. Marcelo Gurgel e Dr. Nélio Morais.
Comentários do Dr. Anastácio Queiroz Comentários do Dr. Nélio Morais
Comentários do Prof. Ivo Castelo Branco Comentários do Dr. Anastácio Queiroz
Palestrantes do Evento e Organizadores do Evento – Da direita para esquerda: Dra. Gisele, Dr. Nélio Morais, Dr. Pedro Vasconcelos, Prof. Albersio, Dr. Ronald Pedrosa, Dr. Anastácio Queiroz, Dr. Marcelo Gurgel, Prof. Ivo Castelo Branco e Prof. Odorico de Moraes.
Intervalo para o Coffee Break – Palestrantes e membros da Academia presentes – Da direita para esquerda: Prof. Albuquerque Sousa Filho, Dr. Anastácio Queiroz, Profa. Glauce B. Viana, Profa. Marta Celina, Prof. Albersio, Profa. Clélia Lustosa Costa, Prof. Sisnando Leite e Dr. Pedro Vasconcelos.