Solenidade de Posse de Novos Acadêmicos

Solenidade de Posse de Novos Acadêmicos

A Academia Cearense de Ciências (Aceci) foi fundada em 23 de outubro de 1985, possuindo, portanto, mais de 30 anos, com seus membros reunindo-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de diferente natureza.

Na fase inicial foi estabelecido um número de 30 acadêmicos, tendo como presidente o saudoso Dr. Rui Simões de Menezes, o qual foi substituído pelo, também saudoso e operante Prof. José Júlio da Ponte Filho. Recentemente, por decisão unânime dos seus membros, o quadro de acadêmicos permanentes e imortais, foi ampliado para um total de 50, devendo chegar a 80 ao longo dos anos.

A Academia tem por objetivo precípuo de congregar cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico, para discutir e contribuir com ações, visando o engrandecimento do Estado do Ceará. Com suas reuniões mensais e os conseqüentes debates que envolvem tópicos de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará, seus membros procuram contribuir com subsídios para as gestões de órgãos públicos e privados do Estado

O processo de seleção de novos membros da Academia encontra-se estabelecido no seu Estatuto, segundo o qual, os candidatos para as respectivas vagas que surgem são indicados para a presidência, sendo que as indicações devem ser proferidas por, pelo menos, dois acadêmicos titulares. Em seguida, o presidente indica dois acadêmicos para análise e avaliação dos perfis dos candidatos, refletidos nos seus Curricula vitarum, envolvendo, sobretudo contribuições científicas, tecnológicas e formação de recursos humanos. O parecer emitido pelos avaliadores é então submetido ao plenário da Academia.

Na Solenidade presidida por seu Presidente, Prof. José Albersio de Araujo Lima, foram empossados os novos acadêmicos selecionados em Assembléia Geral realizada no dia 28 de março do ano em curso. As personalidades científicas selecionadas para compor o quadro de Membros Permanentes da Academia foram chamados, por ordem alfabética, e conduzidas aos seus respectivos assentos por membros permanentes presentes.

Inicialmente, foi chamada a Profa. Glauce Socorro Barros Viana, para ocupar a cadeira de Número 19 patroneada pelo Prof. Dias da Rocha: Para conduzir a Profa. Glauce ao seu acento foi convidado o Acadêmico Titular da Cadeira No. 9, Prof. Manassés Claudino Fonteles.

Em seguida, foi chamado o Prof. Geraldo Arraes Maia, para ocupar a cadeira de Número 42 patroneada pelo Prof. Francisco Alves de Andrade e Castro: Para conduzir o Prof. Arraes ao seu acento, foi convidado o Acadêmico Titular da Cadeira No. 24, Prof. Antônio de Albuquerque Sousa Filho.

A Profa. Maria Clélia Lustosa Costa foi conduzida pelo Acadêmico Titular da Cadeira No. 13, Prof. Pedro Sisnando Leite, para ocupar a cadeira de Número 21, patroneada pelo Prof. Thomaz Pompeu Sobrinho.

O Prof. Manoel Odorico de Moraes foi conduzido ao seu acento pelo o Acadêmico Titular da Cadeira No. 10, Dr. João Erfon Almeida Ramos, para tomar posse na cadeira de Número 43, patroneada pelo Prof. Joaquim Eduardo de Alencar:

Por fim, o Prof. Renato de Azevedo Moreira, foi conduzido pelo Acadêmico Titular da Cadeira No. 20, Prof. José Tarquínio Prisco, para ocupar a cadeira de Número 36, patroneada pelo Prof. Expedito José de Sá Parente.

Para saudar os novos acadêmicos, foi convidado o Acadêmico Titular, Prof. João Lucas Barbosa.

Para proferir os agradecimentos dos agraciados da noite, foi convidado o Prof. Renato de Azevedo Moreira, recém-empossado na cadeira de No. 36, patroneada pelo Prof. Expedito José de Sá Parente.

Ao final, o Presidente da Academia, Prof. José Albersio de Araujo Lima, proferiu as palavras finais de encerramento da Solenidade.

Em seguida, os novos acadêmicos que assumiram o quadro permanente de imortais da Academia Cearense de Ciências, ofereceram a todos os presentes, coquetel organizado por MARCOS MONTENEGRO-ME, nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará.

DISCURSO POSSE Novos Academicos