Conheça a Academia Cearense de Ciências

Reunir cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico para discutir e contribuir com ações visando ao engrandecimento do Ceará. Foi essa a motivação que levou alguns pesquisadores do estado a fundarem a Academia Cearense de Ciência (Aceci) em 23 de outubro de 1985.

Os 30 primeiros acadêmicos contaram com o zoólogo Rui Simões de Menezes como primeiro presidente. Após decisão recente, o quadro será ampliado para 50 até o fim do ano, com a possibilidade de chegar aos 80 membros nos próximos anos. No início de junho, cinco novos acadêmicos tomaram posse: Glauce Socorro Barros Viana; Geraldo Arraes Maia; Maria Clélia Lustosa Costa; Manoel Odorico de Moraes e Renato de Azevedo Moreira.

aceci_novos_membros

O presidente da Aceci, professor José Albersio de Araújo Lima, concedeu uma entrevista à Funcap explicando o funcionamento da Academia e contando um pouco sobre a origem da instituição e sobre o papel da Academia para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Ceará. A instituição ganhou um site recentemente, ainda em fase experimental.

Confira a entrevista.

aceci_presidente1-Quando a Academia foi fundada?

A Academia Cearense de Ciências (Aceci) foi fundada em 23 de outubro de 1985, possuindo, portanto, mais de 30 anos, com seus membros reunindo-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de diferente natureza.

-Por que a Academia foi fundada?

A Aceci foi fundada com o objetivo de congregar cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico para discutir e contribuir com ações, visando o engrandecimento do Estado do Ceará.

-Com quantos membros a Academia conta hoje?

Na fase inicial foi estabelecido pela Assembléia da Aceci, um número de 30 acadêmicos, tendo como presidente o saudoso Dr. Rui Simões de Menezes, ocupante da cadeira de Nº 16. Recentemente, por decisão unânime dos seus membros, o quadro de acadêmicos permanentes e imortais foi ampliado para um total de 50, devendo chegar a 80 ao longo dos anos. Recentemente, foram selecionados cinco novos cientistas. Para completar o número de 50 cadeiras, serão selecionados novos acadêmicos até o final do ano. Após completar os 50 membros, para o preenchimento das cadeiras resultantes do falecimento de alguns dos acadêmicos fundadores serão criadas duas vagas, sendo uma para o preenchimento da vacância e a outra para a ampliação do número de vagas, até completar o total de 80.

Encontra-se, também, em discussão a criação do seu quadro de sócios beneméritos previsto no seu Estatuto, segundo o qual na condição de sócio benemérito, poderão ser admitidas pessoas físicas ou jurídicas que tenham feito doações ou contribuições materiais valiosas à Aceci. Portanto, à semelhança da Academia Brasileira de Ciências, de cuja diretoria faz parte o ex-presidente da Funcap, Dr. Francisco César de Sá Barreto, com as contribuições financeiras dos sócios beneméritos, que podem ser Instituições públicas e privadas, planejamos ampliar as ações da Academia, inclusive através da sua interiorização, não apenas através da seleção para seu quadro permanente, colegas de Instituições do interior do Estado, mas, sobretudo, através da realização de Eventos Acadêmicos Científicos no interior do Estado. O lema será: Interiorização da Ciência.

-Como é o processo de seleção de novos membros?

Definida a vacância no quadro permanente da Academia, a mesma é preenchida através de processo de seleção já estabelecido no seu Estatuto. Os candidatos para as respectivas vagas que surgirem devem ser indicados para a (análise da) presidência, sendo que as indicações devem ser proferidas por, pelo menos, dois acadêmicos titulares. Em seguida, o presidente indica dois acadêmicos para análise e avaliação dos perfis dos candidatos, refletidos nos seus Curricula vitarum, envolvendo, sobretudo contribuições científicas, tecnológicas e formação de recursos humanos. O parecer emitido pelos avaliadores é então submetido ao plenário da Academia. Desta forma, o reconhecimento dos frutos do trabalho de um cientista, para compor a Academia, é o que mais o enaltece, especialmente por ser pronunciado pelos seus pares, constituindo, assim, a nobreza do gesto de reconhecimento, uma honraria, sobretudo, pela imortalidade que lhe é conferida ao ser empossado junto ao seleto grupo de cientistas.

-Onde e quando os membros se reúnem?

Atualmente, as reuniões dos membros da Aceci ocorrem no Auditório do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), da Universidade Federal do Ceará, que nos foi cedido pela sua diretora, professora Dra. Ozilea Beserra Meneses. Encontra-se, no entanto, em discussão uma proposta de se conseguir espaço junto à Secretaria da Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, ou mesmo da Fundação de Amparo a Pesquisa (Funcap), para as Reuniões mensais dos seus membros.

-Quais as atividades realizadas pela Academia?

Como estabelecido no Estatuto da Aceci, seus objetivos precípuos envolvem discussões sobre ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de diferente natureza, de interesse da comunidade civil do Estado.

Como atividade adicional e inovadora, visando uma maior visibilidade da Academia, estamos planejando a realização de Sessão Magna Anual, próximo do final de cada ano, com os seguintes objetivos: Solenidade de posse dos Novos Acadêmicos do ano; Entrega de Troféus aos Membros Institucionais (Sócios beneméritos); Entrega de Troféus aos Acadêmicos Destaques do Ano, com destaque por índice de participação nas reuniões mensais e destaques científico-acadêmicos do ano.

-Qual o papel da Academia para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Ceará?

A Aceci tem por objetivo precípuo, congregar cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico, para discutir e contribuir com ações, visando o engrandecimento do Estado do Ceará. Com suas reuniões e os consequentes debates que envolvem tópicos de relevância para o desenvolvimento científico e tecnológico do Ceará, seus membros procuram contribuir com subsídios para as gestões de órgãos públicos e privados do Estado. Encontra-se, também, em discussão uma proposta para realização de Seminários envolvendo temas relevantes e atuais para a comunidade científica e a sociedade civil do Estado. Estamos planejando a realização de um Seminário, que está sendo organizado pelos acadêmicos: José Nilson Bezerra Campos, Francisco Suetônio Bastos Mota e Vicente de Paulo Pereira Barbosa Vieira, o qual deverá ser realizado já no mês de julho, intitulado “O estado das águas no Ceará: situação atual e perspectivas da gestão”.

De outra parte, estamos realizando contatos com autoridades científicas do estado do Ceará e de outras partes do Brasil, para a realização de Seminário sobre “Diagnose, Epidemiologia e Alternativas de Controle de Viroses Ocasionadas por Vírus Transmitidos por Aedes aegypti”.

-Quando o site da Academia estará disponível?

O Site da Academia já se encontra disponível em caráter experimental e ainda está sendo aperfeiçoado:http://www.aceci.com.br/.

 

Fonte: http://www.funcap.ce.gov.br/index.php/noticias/45537-conheca-a-academia-cearense-de-ciencias