Obituário: Professor José Higino Ribeiro dos Santos

Obituário: Professor José Higino Ribeiro dos Santos

obi

Membro Titular da Cadeira Nº 23 da Academia Cearense de Ciências.

*(Parnaiba, PI – 20/04/1942)

†(Fortaleza, CE – 22/08/2017)

 

 

 

Como escreveu o Poeta Maior, Fernando Pessoa: “Morrer é apenas não ser visto. Morrer é a curva da estrada”. Após uma longa e próspera caminhada, Prof. Higino Ribeiro dos Santos atingiu a Curva da sua próspera e longa Estrada, às 7:00 h do dia 22/08/2017.

Nascido no Piauí, em 20/04/1942, Professor José Higino teve uma excepcional trajetória profissional que o levou a conquistar, através de concurso público o cargo de Professor Titular de Entomologia, do Departamento de Fitotecnia, da Universidade Federal do Ceará. Sempre dedicado ao ensino e à pesquisa científica, Prof. Higino mostrou-se atencioso aos seus estudantes e orientandos. Por conta da excelência das suas atividades acadêmicas e científicas, foi escolhido pelos pares da Academia Cearense de Ciências para ocupar a Cadeira No. 23, tendo como Patrono Dr. Oscar Monte.

Em muitos importantes cargos e funções que assumiu, o Professor Higino deu sua contribuição, sempre com uma quase que obstinada dedicação ao ensino e à pesquisa, espelhada tanto no grande número e na qualidade de publicações científicas, como na pletora de mestres e doutores por ele formados. Como Professor de Entomologia da Pós-Graduação da UFC, orientou mais de 30 estudantes de Pós-Graduação, aos Níveis de Mestrado e de Doutorado. Foi, também, Professor Visitante da Universidade Estadual do Ceará e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Rio Grande do Norte. Durante sua trajetória acadêmico-científica, Prof. Higino publicou mais de duas centenas de artigos científicos, incluindo publicações em Periódicos Científicos, Anais de Congressos e Livros editados.

Como Professor de Entomologia da UFC, criou e coordenou o Programa PET-Agronomia, envolvendo aproximadamente 20 estudantes do Curso de Graduação, todos selecionados em função da excelência dos seus Históricos Escolares. Por iniciativa própria, criou um Painel de divulgação de Informações Acadêmicas & Científicas em Entomologia, denominado Gafanhoto, atualizado a cada semana com informações sobre pragas causadoras de danos na Agricultura.

Quem privou de sua amizade sabe que Higino detinha princípios rígidos que o levavam a buscar a observância rigorosa da verdade, o que o faziam um apaixonado pela exatidão. Esses mesmos princípios, que por vezes, o levavam a ser inflexível, lhe conferiam a firmeza nas decisões e a constância nas afeições e sentimentos.

Professor Higino era casado a Dra. Maide Bride dos Santos, esposa e companheira fiel, que em tantos momentos soube abrir mão de sua própria carreira para acompanhar o Prof. Higino a Piracicaba, São Paulo, em busca da obtenção dos Títulos de Mestre e de Doutor. Mais que isso, que lhe deu o apoio tantas vezes necessário para enfrentar os embates da vida. Do casamento com Dra. Maide, surgiram dois filhos: Dr. José Higino Ribeiro dos Santos Filho, médico ginecologista e Ismina Bride dos Santos, os quais tendo recebido do ilustre pai tão claros exemplos de dignidade e dedicação ao trabalho, são herdeiros legítimos e privilegiados dos valores do Acadêmico José Higino Ribeiro dos Santos. Certamente a inteligência e esmerada educação que receberam lhes permitirá superarem, cada um ao seu modo e diante de suas próprias escolhas, o próprio pai. Alguns dos discípulos e alunos do Professor Higino, deram continuidade a obra por ele iniciada e devem levá-la aos mais altos patamares científicos, permitindo assim, que ele se faça presente nas gerações futuras. Por fim, tenhamos Higino como nosso companheiro perene, para quem estamos por chegar, logo mais, em uma dessas curvas da estrada da vida.

Prof. J. Albersio A. Lima, PhD

Academia Cearense de Ciências – Presidente

albersio@ufc.br

www.aceci.com.br