Os Desafios do Estado do Ceará nas Políticas Pública

not01
O Prof. Dr Jesualdo Farias apresentou dados alarmantes sobre a atual situação de crianças e adolescentes com relação à escolaridade, abordando o agravamento pela situação da seca e as ações para contornar os problemas . A palestra foi bastante debatida, com indagações de vários Acadêmicos presentes.

O Acadêmico Dr. Nilson indagou sobre a participação de empresa s estrangeira s no sistema de reuso de água , o que Dr. Jesualdo explicou que está sendo realizado um estudo de viabilidade, quanto à gestão do tratamento da água para reuso , com o envolvimento de empresa francesa, cujas ações resultarão na venda da água para a indústria que, por sua vez, enviará a água bruta para a Cagece.

O acadêmico Celestino fez algumas indagações e comentários sobre aspectos relacionados ao rejeito da água , resultante do processo de dessalinização, a tecnologia empregada para diminuir o desperdício e ações que considerem o aproveitamento de água da chuva. Prof. Jesualdo esclareceu todas as indagações e informou que existe uma equipe realizando um diagnóstico quanto ao desperdício, considerando a Região Metropolitana e a região de Juazeiro do Norte. Quanto à dessalinização, Prof. Jesualdo esclareceu que o problema é preocupante, mas existe tecnologia e que há um grupo temático trabalhando nessa questão. Outro aspecto ressaltado na palestra foi a importância do turismo, quando Dr. Jesualdo comentou que, além do litoral, o interior será explorado, citando o potencial d o Geoparque do Cariri. Explicou ainda, sobre a participação da Universidade Regional do Cariri nesse estudo e que a intenção do Governo é encontrar um modelo para que o Geoparque seja estruturado para a exploração turística, assim como os monólitos de Quixadá. Falou também, do turismo religioso que atrai muita gente, mas precisa ser melhorado e, portanto, a cadeia será revigorada.

O Acadêmico Dr. Henrique comentou que as ações de planejamento até 2050 apresentadas, são excelentes, mas correm risco, uma vez que no Brasil há uma cultura onde o novo governo desconsidera as ações do governo anterior, gerando assim, atraso. Dr. Jesualdo respondeu que esse tipo de problema pode ser resolvido com a criação de um conselho em que haja a participação da sociedade, formando um grupo gestor não político, composto por representantes de classes, movimentos sociais, universidades e outros. Citou como exemplo, o Estado do Espírito Santo que realizou um planejamento para 20 anos e as ações continuam sendo desenvolvidas, mesmo após quatro governos assumirem a gestão do Estado.

Em seguida, Dr. Henrique comentou sobre a geração e distribuição de riqueza, ressaltando que esta é mais difícil e que, portanto, é importante educar a população. O palestrante assentiu e completou , informando que é necessário um olhar mais atento para o Nordeste e que serão necessários 30 a 40 anos para que as desigualdades sejam reduzidas. Logo após, Dr. Osório Viana citou um trabalho apresentado em Oxford , demonstrando que no Brasil, seis pessoas detêm renda de seis milhões de pessoas. O mesmo comentou , também, sobre ações desenvolvidas em outros países, que poderiam já estar sendo implantadas no Brasil, tais como: Transformação de esgoto humano em adubo; utilização de energia solar de forma mais efetiva e construção de pequenas barragens subterrâneas nos vales. Dr. Osório Viana concluiu dizendo que o Brasil precisa de planejamento e que seria muito importante uma pesquisa com a população para saber “ o que se pretende para o Ceará”. Posteriormente, Dr. Krishnamurti comentou que o Brasil possui 2% da produção científica, mas ocupa o sétimo lugar em inovação , sendo necessária parceria público – privada , para proporcionar um salto no desenvolvimento do Brasil e do Ceará . O acadêmico Krishnamurti citou o caso da Coréia que explodiu em patentes e inovações , o que proporcionou uma verdadeira revolução científica e cultural. Citou também, o caso do Nutec e a importância da Academia na participação da gestão desta instituição, contribuindo para a sobrevivência da mesma. Dr. Krishnamurti concluiu falando da importância da Academia na revolução cientifica e cultural. Imediatamente, Dr. Jesualdo ratificou que a Coréia cresceu em desenvolvimento devido a investimentos em educação e falta de burocracia e que, atualmente, 5% do PIB são investidos em inovação; enquanto no Brasil, existem leis impeditivas, não permitindo que o pesquisador brasileiro possa ir muito além.

O acadêmico Luiz Sérgio comentou sobre as ações atuais que levam ao terrorismo das multas, enfatizando que há mais preocupação do estado em arrecadar do que em educar. Então, o palestrante informou que o governador solicitou ao Detran um programa que implique em mais educação e menos multas. O palestrante falou ainda, sobre os efeitos da burocracia e do controle no desenvolvimento do País, enfatizando que implicam em atraso no desenvolvimento e em desestímulos aos gestores. O membro afiliado Augusto, também falou sobre os entraves causados pelo controle e burocracia no âmbito das Universidades Federais e da importância de mudanças nesse aspecto. Em seguida, Dr. Jesualdo citou o caso recente do Reitor da Universidade de Santa Catarina que, acusado injustamente por desvios de verbas, foi preso e logo após, cometeu suicídio. Falou que o Reitor não recebeu apoio; não houve manifestações porque as pessoas tiveram medo de falar.

not02Por fim, o Presidente José Albersio de Araújo Lima, agradeceu a brilhante palestra do Secretário e a participação de todos e entregou um exemplar do Primeiro Fascículo do Prime iro Volume dos ANAIS da Academia Cearense de Ciências.

Na oportunidade, o Prof. Albersio pediu a permissão para autografar , o livro de sua autoria: Virologia Essencial e Viroses em Culturas Tropicais . Por ocasião do autógrafo, o Prof. Albersio exaltou a im portância do Prof. Jesualdo na publicação do livro através da “ Edições UFC ” , ressaltando a forma profissional, decidida e objetiva na autorização da publicação do livro .