Panorama das Energias Renováveis – Dr. Jurandir Marães Picanço Junior

foto12-xO Prof. Jurandir Marães Picanço Junior iniciou sua palestra, falando sobre o setor elétrico brasileiro que é, em sua totalidade, administrado pela esfera federal. Explicou sobre as empresas públicas CHESF, Furnas e Eletrobrás , enfatizando que atualmente, existem o autoprodutor (consumo próprio) e o micro produtor.

Explicou , também, que há dois tipos de consumidores, o cativo e o consumidor livre inseridos, respectivamente, no mercado regular e mercado livre, sendo o consumidor livre dividido em duas categorias, consumidor convencional que compra de qualquer fonte e o consumidor especial que só compra de fontes renováveis.

Em seguida, Dr. Jurandir Picanço falou sobre os avanços relacionados à energia eólica e solar , enfatizando que a Alemanha e União Européia já se programam para que em 2050 , toda a energia gerada s eja renovável. Dr. Jurandir comentou que a China é o país que mais investe em energia renovável e que o Brasil tem potencial para atender 100% de energia em todos os usos. Informou que o Ceará é o berço das energias renováveis no Brasil e que em 1980 , a pr imeira patente mundial do biodiesel foi invenção do cearense Expedito Parente , membro da Academia Cearense de Ciências. Informou, também, que em 1996 foi implantada a usina eólica do Mucuripe e em 2011, foi criada em Tauá, a primeira usina solar. Informou, ainda , que no Brasil, o Nordeste se destaca por possuir o maior potencial de energia eólica , por conta d os ventos e que no Ceará, o potencial eólico hoje é de 80 GW , sendo que o maior se localiza na Ibiapaba . Destacou que o estado do Ceará já possui uma C âmara Setorial de Energias Renováveis e c hamou atenção para o fato do estado ser pioneiro neste tipo de energia e que, atualmente, os estados do Rio Grande do Norte, Bahia e Piauí também se destacam como grandes produtores de energia eólica.

Quanto à energia solar, o engenheiro Jurandir Picanço esclareceu que existem dois tipos de usinas solares, as fotovoltaicas e as heliotérmicas, sendo estas, pouco difundidas. Explicou que, através das usinas fotovoltaicas, a energia solar é convertido em energia elétrica, utilizando – se painéis fotovoltaicos constituídos de silício, podendo estes sistemas ser conectados à rede elétrica. Dr. Jurandir falou que em 2012 foi criada a Resolução nº 484 da ANEEL , que trata da Energia Distribuída , permitindo ao consumidor gerar sua própria energia elétrica a partir de fontes renováveis e ainda fornecer o excedente para a rede de distribuição.

Após a apresentação do Seminário , deu – se início aos questionamentos e Dr. João César se pronunciou, comentando sobre a importância do aspecto político na expansão da produção de energias renováveis, mas não vê interesse por parte do Congresso e, portanto, seria importante a união da pesquisa, da indústria com a academia , a fim de enfrentar esses entraves. Em seguida, Dr. Nilson Campos in dagou se a regulamentação contemplar ia a redução de impostos, ou seja, se o crédito incidir ia em quantidade de energia ou o impacto ser ia financeiro. Dr. Jurandir respondeu que a energia gerada e utilizada para alimentar a rede, não é paga, o que deixa os distribuidores inconformados, mas que há uma Medida Provisória a ser editada , visando corrigir esse aspecto. Dando continuidade, Dr. João Cesar indagou sobre os impostos relacionados à Receita Federal e o palestrante respondeu que não há relação com este ó rgão e sim, com a esfera estadual, pois o que se paga é o ICMS , que constitui um peso grande na conta de energia , que considera incompatível com um bem essencial e que o governo cobra por ser uma forma fácil de arrecadação. Em seguida, Dr. Osório perguntou se os custos mais altos da energia hidráulica estão relacionados ao grande porte das construções e Dr. Jurandir respondeu que após a construção dos desníveis das turbinas, a energia alcança um custo mínimo e que há alguns anos observa – se impedimentos , qua nto à construção de grandes barragens; que este cenário está mudando, exemplificando com a usina hidrelétrica de Belo Monte. Comentou que atualmente, a vazão do Rio São Francisco é mínima; a represa de Sobradinho está com volume morto e Xingú funciona com apenas uma turbina. Enfatizou também, que a situação da transposição é crítica , devido à situação da barragem de Sobradinho. O Acadêmico Luiz Sergio comentou que a rapidez do avanço tecnológico é um fator que pesa na decisão de se adquirir um sistema solar devido ao risco de ficar obsoleto e o palestrante opinou que isso não deve ser impedimento e que o investimento é pequeno; em quatro anos o custo é pago. Explicou que a placa de um sistema fotovoltaico tem uma vida de 25 anos, que o módulo não se estraga e os fabricantes dão garantia de 30 anos. Dr. Krishnamurti se pronunciou acerca dos interesses que contrariam os da sociedade, como aqueles do Estado e os corporativistas e que, portanto, seria importante o papel da academia como meio de esclarecimento par a a sociedade. Dr. Albuquerque falou da importância da divulgação do conhecimento sobre o assunto pelo Dr. Jurandir Picanço, comentando que na Universidade, os conhecimentos se restringem às salas de aula e revistas e que é importante o uso de uma linguagem mais acessível para o entendimento de todos. O palestrante informou que estará proferindo em novembro próximo esta mesma palestra na Unifor , UFC e Fanor .

Prof. Albuquerque parabenizou o Presidente da Aceci pelas ações realizadas, promovendo palestras de alto nível, proporcionando a divulgação de conhecimentos de interesse de toda a sociedade, enfatizando também, sobre a revista que contempla trabalhos de vários pesquisadores , sugerindo que Dr. Albérsio permaneça à frente da Aceci , pois está realizando um excelente trabalho. Finalizou, convidando a todos para o lançamento de seu terceiro livro que ocorrerá na Fecomercio em data a ser divulgada.

 

foto12-x2Dr. Krishnamurti comentou sobre o sucesso da Feira de Ciências pr omovida pelo Governo do Ceará e sugeriu que a Aceci participe no próximo ano com um stand.

Ao final , o confrade Prof. Dr. João César solicitou um momento , a fim de entregar uma comenda ao palestrante que foi fundador do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC.