Palestra proferida pelo Dr. Luiz Roberto Barcelos: Inovações Tecnológicas da Agrícola Famosa.

Dia vinte e sete de Março de 2018, Palestra Inovações Tecnológicas da Agrícola Famosa, proferida pelo Empresário e Diretor Presidente da Agrícola Famosa, Dr. Luiz Roberto Barcelos.

O Dr. Luiz Roberto iniciou sua palestra informando que a Agrícola Famosa foi fundada em 1995, e encontra-se localizada na divisa dos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, gerando em torno de seis mil empregos. Explicou que as condições climáticas do semiárido são excelentes para a produção de melão e que as condições geográficas do Ceará permitem alcançar mais facilmente a Europa, através dos dois portos existentes no Estado. Informou que o melão é a fruta mais exportada do Brasil e que 60% da produção é destinada à Europa. Luiz Roberto explicou que na Agrícola Famosa, a água é originária de dois aqüíferos, sendo que em um deles, a água corre pelas cavernas de calcário. A água é, portanto salobra e imprópria para o consumo humano, mas a tecnologia empregada originada de Israel permite o uso desta água para a cultura. O empresário apresentou outros recursos tecnológicos obtidos de Israel tais como, os plásticos de nylon com micro porosidades imperceptíveis a olho nu, utilizados na embalagem dos frutos, cuja função é travar a respiração da planta e aumentar o período de prateleira. Explicou que no plantio são utilizadas mudas de alta qualidade e que o solo recebe um plástico, manta térmica com orifícios onde ficam as mudas, sendo importante, também, no controle de doenças causadas por patógenos de solo. As mudas recebem os nutrientes sempre por fertirrigação. Informou que a empresa usa também uma tecnologia conhecida como Água 4D, que permite uma melhoria no rendimento, promovendo uma melhor dissolução e distribuição dos nutrientes na água de irrigação e, conseqüentemente, uma melhor absorção pela planta. O empresário informou também, que a empresa usa uma tecnologia americana para aplicação de defensivos.

Informou ainda que a empresa utiliza compostos orgânicos, cuja constituição é metade esterco de gado e metade restos de melão. A Agrícola Famosa implantou tecnologia originária da Espanha no processo de colheita dos frutos. Explicou que já fazem uso de um sistema que permite a lavagem, pesagem, aplicação de fungicidas, culminando com a entrada das frutas na embalagem final, enfatizando que cada fruta é embalada de acordo com o peso. Luiz Roberto enfatizou que a empresa utiliza corredores ecológicos nos campos para auxiliar o equilíbrio ambiental.

Ao final da apresentação, o empresário respondeu aos questionamentos dos presentes, e em seguida o Presidente da Academia Professor Albersio agradeceu ao Dr. Luiz Barcelos sua participação.

1

IMG_8705

IMG_8711

IMG_8709