Sereia de Ouro: Acadêmico da ACECI recebe premiação.

Comenda criada há 48 anos pelo industrial Edson Queiroz para ser concedida àqueles que se destacarem e derem relevante contribuição ao desenvolvimento do Estado do Ceará.

Entre outras personalidades cearenses, o Troféu Sereia de Ouro será concedido este ano, ao Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes, membro Titular da Academia Cearense de Ciências, Cadeira Nº 43 patroneada pelo, também médico e ex-Membro Titular da Academia Cearense de Ciências, Prof. Joaquim Eduardo de Alencar. O troféu será entregue ao Prof. Odorico no dia 28 de setembro, em solenidade no Theatro José de Alencar.

O Prof. Dr. Odorico é formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), no ano de 1976, onde obteve o Título de Mestre em 1981, sob a orientação do, também, Membro Titular da Academia Cearense de Ciências, Prof. Dr. Manasses Claudino Fonteles, Cadeira Nº 9 e Doutorado (PhD) em Oncologia, na Universidade de Oxford – Inglaterra, em 1989.

Prof. Odorico é Bolsista de Produtividade Científica do CNPq – Nível 1A; Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, comenda recebida em 2010; Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, desde 2012; Doutor Honoris Causa pela Universidade do Norte do Paraná, em 2006; Membro Titular Colaborador do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, desde 2002; Membro Efetivo do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará; Professor Titular da disciplina de Farmacologia Clínica do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC; Professor Titular da disciplina de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFC; Professor orientador nos Programas de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, Cirurgia da UFC e da Rede Nordeste de Biotecnologia; Pesquisador na área de Farmacologia, com ênfase em Oncologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa clínica, prospecção de moléculas com atividade antitumoral, produtos naturais, oncologia experimental, biodisponibilidade / bioequivalência, fitoterápicos e farmacologia clínica.

Entre outras Funções Acadêmicas desempenhadas pelo Porf. Odorico, merecem destaque: Chefe do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, nos períodos: 1983-1984 e 2000-2003; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFC, 1991-1995; Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará, 2003 – 2007; Criou a disciplina de Oncologia na Faculdade de Medicina da UFC em 1996; Implantou o Programa Especial de Treinamento (PET), vinculado a CAPES, na Faculdade de Medicina da UFC; Idealizou, implantou e coordena o Laboratório de Oncologia Experimental (LOE) no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Faculdade de Medicina da UFC e Idealizou, implantou e coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, inaugurado em 2013.

Como pesquisador, Prof. Odorico já publicou mais de 300 Artigos em Periódicos Indexados; 15 Capítulos de Livros; 15 Trabalhos Completos em Anais de Congressos; 410 Resumos Publicados em Anais de Congressos e Apresentou mais de 160 Palestras e Conferências.

Como Bolsista de Pesquisa do CNPq, o Prof. Odorico já orientou 102 Teses de Mestrado; 62 Teses de Doutorado; 180 Trabalhos de iniciação científica e continua orientando bolsistas e estudantes de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado na sua área de pesquisa.