Professores da UFC serão empossados na Academia Cearense de Ciências

A Academia Cearense de Ciências (ACECI) realizará, no Auditório Reitor Antonio Martins Filho na Reitoria da UFC, a solenidade de posse de novos membros no dia 17 de Agosto de 2018.

A Aceci está promovendo o engrandecimento do seu quadro de Membros Efetivos, com a diplomação de novas personalidades do meio acadêmico científico do Estado do Ceará e, igualmente, fortalecendo seu Quadro de Membros Afiliados, por acreditar no potencial intelectual dos jovens iniciantes da pesquisa científica.

Na escolha de novos Membros de uma Academia de Ciências, seja Efetivo ou Afiliado, o reconhecimento dos frutos das suas atividades acadêmicas, científicas e de gestão é o que mais enaltece os colegas selecionados, sobretudo pelo fato de tais seleções serem pronunciadas pelos seus pares. Merecem, portanto, parabéns de toda a comunidade científica do Ceará, os novos cientistas a serem empossados na Aceci.

Serão empossados como Membros Titulares o Prof. Dr. Antonio Gomes de Souza Filho (UFC), Prof. Dr. Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno (Emérito da UFC e da Unifor), Dr. Lucas Antonio de Sousa Leite (Chefe da Embrapa) e Dra. Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo (Lacen). Será também empossada na categoria Membro Afiliada a Profa. Dra. Lucicléia Barros de Vasconcelos (UFC).

 

Novos acadêmicos
aceci1

Antonio Gomes de Souza Filho – concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceara em 2001 com a realização de estágio sanduíche no MIT-EUA durante o ano de 2000. O Prof. Gomes é, atualmente Professor Associado III, do Departamento de Física da UFC, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Atua na área de física da matéria condensada com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Publicou 224 artigos em periódicos internacionais especializados que atraíram em torno de 12.000 citações. Já atuou como pesquisador visitante das Universidades de Tohoku (Japão), no MIT (EUA), na Universidade de Lyon-1 (França), e na UNICAMP. Em 2009, foi agraciado com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies. Atualmente é tesoureiro da sociedade brasileira de física. É Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Como novo Titular da Academia Cearense de Ciências, o Prof. Antonio Gomes irá ocupar a Cadeira Nº 12, patroneada por Adhemar Braga.

 

 

aceci2

Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno – possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sanduíche na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979). Foi professor na PUC do Rio e Universidade Federal do Ceará. Foi professor visitante no Imperial College, Londres (1989) e na University of New Hampshire (1985). É professor titular da Universidade de Fortaleza. Foi membro da diretoria da SBPC, da diretoria da SBC, do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq, representante da área de Ciência da Computação na CAPES. Foi Presidente da Fundação Cearense de Apoio Pesquisa – FUNCAP (2007/2011) e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. É professor Emérito da UFC e atualmente é presidente da FUNCAP. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Lógicas não monotônicas, Lógicas paraconsistentes, métodos de prova, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente, filosofia da ciência. Tem desenvolvido interesse no estudo de processos de decisão e ciência da cidade. Como novo Titular da Academia Cearense de Ciências, o Prof. Tarcísio irá ocupar a Cadeira Nº 8, patroneada por Prisco Beserra.

 

aceci3

Lucas Antonio de Sousa Leite – é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1975) com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Ceará -UFC (1978) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (1994). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária EMBRAPA desde março de 1976. Tem ampla experiência em pesquisa no estudo de cadeias produtivas agroindustriais tendo coordenado projetos de pesquisa, ministrado cursos e orientado/co-orientado monografias e teses, de graduação, especialização, mestrado e doutorado, envolvendo essa temática. Teve envolvimento intenso em processos de planejamento estratégico na Embrapa tendo participado da elaboração de todos os Planos Diretores da Embrapa a partir de 1994, bem como, de inúmeros processos relacionados com a gestão da programação de pesquisa e desenvolvimento da empresa, a exemplo do Comitê Gestor da Programação, do Comitê de Comunicação e Negócios, do Modelo de Gestão Estratégica, da formulação da Política de Comunicação, dentre outros inúmeros comitês, grupos de trabalho e forças-tarefa envolvendo estudos de reestruturação ou aprimoramento de processos de gestão. Na sua atuação profissional atuou na supervisão, gestão e direção de ciência, tecnologia e inovação agropecuária e agroindustrial, envolvendo instituições com estrutura de equipes multidisciplinares e contexto territorial no Estado do Rio Grande do Norte e temático na agroindústria tropical, no âmbito nacional: UEPAE de Caicó (chefe de 1979 a 1980); Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A EMPARN (Chefe da Assessoria Técnico-Administrativa; Diretor Técnico e Presidente, no período de 1980 a 1989); e Embrapa Agroindústria Tropical (Supervisor da Área de Estudos dos Negócios Agroindustriais e Sócio-Econômicos; de Comunicação Empresarial, de Negócios Tecnológicos; Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento; de Comunicação e Negócios; e de Transferência de Tecnologia; Chefe Geral Substituto; Chefe Geral e Chefe Geral Interino; Chefe Geral; no período de 1994 até 2017). Como novo Titular da Academia Cearense de Ciências, o Prof. Tarcísio irá ocupar a Cadeira Nº 46, patroneada por Afrânio Gomes Fernandes.

 

aceci4

Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo – é Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1977), com especialização em Saúde Pública pela FIOCRUZ/UFC (1979), Biologia Molecular pela UFC (1996) Imunologia Clínica em Tóquio pela Japan International Medical Technology Foundation (1997), mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atua no Laboratório Central de Saúde Publica do Ceará (Lacen-CE) no Setor de Virologia; Laboratório Central de Análises Clínicas (CAC), Setor de Biologia Molecular e na Pós-graduação da Faculdade Christus (UniChristus). Desenvolve projetos junto à Universidade Federal do Ceará (Núcleo de Medicina Tropical e Departamento de Saúde Comunitária), Universidade Estadual do Ceará (RENORBIO), Faculdade Christus, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Participa da Comissão de investigação de óbitos suspeitos de dengue, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, como vice-presidente. É membro da Comissão Nacional de Especialistas para Sustentabilidade da Eliminação do Sarampo, da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arbovírus (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus); Doenças Exantemáticas (Sarampo e Rubéola) ; Vírus Respiratórios (Influenza). Como nova Membro Titular da Academia Cearense de Ciências, a Dra. Fernada irá ocupar a Cadeira Nº 50, patroneada por José Jarbas Studart Gurgel.

 

 

aceci5

Lucicléia Barros de Vasconcelos– Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Estadual da Paraíba (2000), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2004) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba/ Université D’Avignon (2011). Tem experiência na área de Química, com ênfase em alimentos e compostos bioativos, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de produtos, qualidade, composição, conservação e fisiologia pós-colheita de produtos vegetais e revestimentos biodegradáveis para alimentos. Atualmente exerce o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Ceará. Ministra na graduação as disciplinas de Aspectos Básicos do Processamento de Frutos Tropicais e Embalagens para Alimentos, pertencendo também ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos. / UFC