Solenidade de Posse de Novos Acadêmicos em 17 de Agosto de 2018

Início da Solenidade

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

Após cumprimentar os presentes, a Cerimonialista Claudia Albuquerque convidou o Presidente da Academia Cearense de Ciências, Prof. José Albersio de Araujo Lima e as demais autoridades para comporem a Mesa e passou a palavra para o presidente declarar a abertura da Solenidade.

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

Com a palavra, o Prof. Albersio declarou aberta a Vigésima Nona Reunião da Academia Cearense de Ciências, Gestão da Atual Diretoria, informando que seria realizada em Solenidade aberta ao público, para dar posse a Novos Acadêmicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cerimonialista prestou os seguintes esclarecimentos:

A Academia Cearense de Ciências (Aceci) foi fundada em 23 de outubro de 1985, possuindo, portanto, mais de 32 anos, com seus membros reunindo-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de diferente natureza.

Tem por objetivo precípuo, congregar cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico, para discutir e contribuir com ações, visando o engrandecimento do Estado do Ceará.

Recentemente, por decisão unânime dos seus membros, o quadro de acadêmicos permanentes e imortais da Academia, foi ampliado para um total de 50. Cinco novas personalidades científicas e acadêmicas foram selecionadas, as quais tomarão posse nesta Solenidade de hoje. Para completar o número de 50 cadeiras, deverão ser selecionados novos acadêmicos até o final de 2018. Está sendo empossada, também, uma jovem cientista para fortalecer o Quadro de Membros Afiliados, da Aceci.

 

A Cerimonialista iniciou a chamada dos Acadêmicos Titulares, os quais foram chamados por ordem alfabética:

4

 

 

Antonio Gomes de Souza Filho – O Prof. Gomes atualmente Professor Associado III, do Departamento de Física da UFC, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Como novo Titular da Aceci, o Prof. Antonio Gomes irá ocupar a Cadeira Nº 12, patroneada por RaimundoAdhemar Braga.

Para acompanhá-lo até ao seu acento ao lado da sua madrinha, convidou os Membros Titulares: João Lucas Marques Barbosa (Cadeira Nº 02) & João Cesar Moura Mota (Cadeira Nº 37).

 

 

 

 

 

 

5

 

 

Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo – Com Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará, atua no Laboratório Central de Saúde Publica do Ceará (Lacen-CE) no Setor de Virologia. Como nova Titular da Aceci, o Dra. Fernanda irá ocupar a Cadeira Nº 50, patroneada por José Jarbas Studart Gurgel.

Para acompanhá-la até ao seu acento ao lado do seu padrinho, foram convidados os Membros Titulares: Glauce Socorro Barros Viana (Cadeira 19) & Maria Clélia Lustosa Costa (Cadeira 21).

 

 

 

6

 

 

 

 

Lucas Antonio de Sousa Leite – Chefe Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa: Agroindústria Tropical. Como novo Titular da Aceci, o Dr. Lucas irá ocupar a Cadeira Nº 46, patroneada por Afrânio Gomes Fernandes.

Para acompanhá-lo até ao seu acento ao lado da sua madrinha, foram convidados os Membros Titulares: Antonio de Albuquerque S. Filho (Cadeira 24) & Luiz Sérgio Gadelha Vieira (Cadeira 41).

 

 

 

 

 

7

 

 

 

Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno – Professor Emérito da UFC e atual Presidente da FUNCAP. Como novo Titular da Aceci, o Prof. Tarcísio irá ocupar a Cadeira Nº 8, patroneada por Prisco Beserra.

Para acompanhá-lo até ao seu acento ao lado da sua madrinha, convidou os Membros Titulares: José Tarquinio Prisco (Cadeira 20) & Renato de Azevedo Moreira (Cadeira 36).

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cerimonialista anunciou a chamada da Acadêmica Afiliada Profa. Lucicléia Barros de Vasconcelos:

8

 

 

Lucicléia Barros de Vasconcelos– Doutora em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba/ Université D’Avignon. Atual Chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, na Universidade Federal do Ceará.

Para acompanhá-la até ao seu acento ao lado do seu padrinho, foi convidado o Membro Titular Geraldo Arraes Maia (Cadeira 42) & Augusto Teixeira de Albuquerque (Membro Afiliado).

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cerimonialista convidou para que todos ficassem em posição de respeito para ouvir e cantar o Hino Nacional Brasileiro.

 

9

11

12

 

Em seguida, deu-se início ao Ato de Posse dos Acadêmicos, os quais foram convidados, para proferirem o Juramento. O novo Acadêmico Antonio Gomes de Souza Filho foi convidado para ir ao Parlatório, proferir o juramento, o qual foi acompanhado pelos demais.

13

 

Por ordem alfabética, os Novos Acadêmicos foram convidados para a diplomação, que consistiu do recebimento do Certificado das mãos da Madrinha (Padrinho) e o Medalhão, entregue pelo Presidente. Ao convidar cada Novo Acadêmico a Cerimonialista fez a leitura do Curriculum vitae resumido de cada um, antes da subida ao palco.

 

O primeiro a ser convidado foi o Prof. Antonio Gomes de Souza Filho acompanhado da sua Madrinha. Antonio Gomes recebeu o Certificado de Membro Titular Cadeira Nº 12, patroneada por Raimundo Adhemar Braga.

141516Antonio Gomes de Souza Filho – concluiu o Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceara em 2001, com a realização de estágio sanduíche no MIT-EUA, durante o ano de 2000. O Prof. Gomes é atualmente Professor Associado III, do Departamento de Física da UFC, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Bolsista de produtividade do CNPq, nível 1A. Atua na área de física da matéria condensada, com ênfase em nanociência e nanotecnologia. Publicou 224 artigos em periódicos internacionais especializados que atraíram em torno de 12.000 citações. Já atuou como pesquisador visitante das Universidades de Tohoku (Japão), no MIT (EUA), na Universidade de Lyon-1 (França), e na Unicamp. Em 2009, foi agraciado com o prêmio Somiya Award da International Union of Materials Reserach Societies. Atualmente é tesoureiro da Sociedade Brasileira de Física. É Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

17

 

Dra. Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo acompanhada de seu Padrinho foi chamada para receber o Titulo de Membro Titular da Cadeira Nº 50, patroneada por José Jarbas Studart Gurgel.18

19

Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo – é Farmacêutica-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1977), com especialização em Saúde Pública pela FIOCRUZ/UFC (1979), Biologia Molecular pela UFC (1996) Imunologia Clínica em Tóquio pela Japan International Medical Technology Foundation (1997), Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2006) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atua no Laboratório Central de Saúde Publica do Ceará (Lacen-CE) no Setor de Virologia; Laboratório Central de Análises Clínicas (CAC), Setor de Biologia Molecular e na Pós-graduação da Faculdade Christus (UniChristus). Desenvolve projetos junto à Universidade Federal do Ceará (Núcleo de Medicina Tropical e Departamento de Saúde Comunitária), Universidade Estadual do Ceará (Renorbio), Faculdade Christus, Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Participa da Comissão de investigação de óbitos suspeitos de dengue, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, como vice-presidente. É membro da Comissão Nacional de Especialistas para Sustentabilidade da Eliminação do Sarampo, da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Tem experiência na área de Farmácia e Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Virologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arbovírus (Dengue, Chikungunya e Zika Vírus); Doenças Exantemáticas (Sarampo e Rubéola) ; Vírus Respiratórios (Influenza). Como nova Titular da Academia Cearense de Ciências.

 

Dr. Lucas Antonio de Sousa Leite acompanhado de sua madrinha, recebeu o Titulo de Membro Titular da Cadeira Nº 46, patroneada por Afrânio Gomes Fernandes.20

21

Lucas Antonio de Sousa Leite – é graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1975), com mestrado em Fitotecnia pela UFC (1978) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas – (1994). Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa desde março de 1976. Tem ampla experiência em pesquisa no estudo de cadeias produtivas agroindustriais, tendo coordenado projetos de pesquisa, ministrado cursos e orientado/co-orientado monografias e teses, de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Teve envolvimento intenso em processos de planejamento estratégico na Embrapa, tendo participado da elaboração de todos os Planos Diretores da Embrapa a partir de 1994 e de inúmeros processos relacionados com a gestão da programação de pesquisa e desenvolvimento da empresa, a exemplo do Comitê Gestor da Programação, do Comitê de Comunicação e Negócios, do Modelo de Gestão Estratégica, da formulação da Política de Comunicação. Atuou na supervisão, gestão e direção de ciência, tecnologia e inovação agropecuária e agroindustrial, envolvendo instituições com estrutura de equipes multidisciplinares e contexto territorial no Estado do Rio Grande do Norte e temático na agroindústria tropical, no âmbito nacional: Uepae de Caicó (chefe de 1979 a 1980); Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte S/A Emparn (Chefe da Assessoria Técnico-Administrativa; Diretor Técnico e Presidente, no período de 1980 a 1989); e Embrapa Agroindústria Tropical (Supervisor da Área de Estudos dos Negócios Agroindustriais e Sócio-Econômicos; de Comunicação Empresarial, de Negócios Tecnológicos; Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento; de Comunicação e Negócios; e de Transferência de Tecnologia; Chefe Geral Substituto; Chefe Geral e Chefe Geral Interino; Chefe Geral; no período de 1994 até 2017).

 

O Prof. Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno acompanhado de sua madrinha, recebeu o Título de Membro Titular da Cadeira Nº 8, patroneada por Prisco Beserra.22

23

Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno – possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1970), Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977) e Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), com sanduíche na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979). Foi professor na PUC do Rio e UFC. Foi professor visitante no Imperial College, Londres (1989) e na University of New Hampshire (1985). É professor titular da Universidade de Fortaleza. Foi membro da diretoria da SBPC, da diretoria da SBC, do Comitê Assessor em Ciência da Computação do CNPq, representante da área de Ciência da Computação na CAPES. Foi Presidente da Fundação Cearense de Apoio Pesquisa – Funcap (2007/2011) e Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza. É professor Emérito da UFC e atualmente é presidente da Funcap. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Filosofia, com ênfase em Lógica, Lógicas não monotônicas, Lógicas paraconsistentes, métodos de prova, Filosofia da Linguagem, Filosofia da mente, filosofia da ciência. Tem desenvolvido interesse no estudo de processos de decisão e ciência da cidade.

 

Por fim, a Cerimonialista convidou a nova Acadêmica Afiliada Profa. Dra. Lucicléia Barros de Vasconcelos para sua diplomação, que consistiu do recebimento do Certificado entregue pelo Padrinho e do Medalhão, entregue pelo Presidente.

2425

 

O Acadêmico Titular Cadeira Nº 47, Krishnamurti de Morais Carvalho proferiu Saudação aos novos Acadêmicos.

26

 

Em nome dos novos Membros Titulares recém-empossados Tarcisio Haroldo Cavalcante Pequeno novo Membro Titular da Cadeira Nº 8, proferiu palavras de agradecimento.

27

 

A nova Academia Afiliada Lucicléia Barros de Vasconcelos, também, apresentou seus agradecimentos.

28

 

Para encerrar a Solenidade, o Presidente da Academia, Membro Titular (Cadeira 16), Prof. Dr. José Albersio de Araujo Lima proferiu palavras de parabéns aos Novos Acadêmicos e de encerramento da Sessão Solene. Ao final, conclamou todos os Confrades & Confreiras, cientistas cearenses, gestores, autoridades, presidentes de Academias para, juntos, de mãos dadas, trabalhar em parceria para redução das diferenças existentes entre os dois mundos que, infelizmente, ainda existem no Brasil.

29

30

Por fim, os Acadêmicos presentes foram convidados para uma foto oficial e os Novos Acadêmicos ofereceram um Coquetel de congraçamento nos Jardins da Reitoria.

31

Momentos de Descontração, Congraçamento & Coquetel

32333435

36373839

404142434445