Lançamento do Livro “Professor Suetônio Mota: pioneirismo e legado ambiental para o Brasil”

O presidente da Academia Cearense de Ciências, Prof. J. Albersio participa de noite de autógrafos no Ideal Clube, do lançamento do Livro da Professora Nájila Cabral intitulado “Professor Suetônio Mota: pioneirismo e legado ambiental para o Brasil”.

12

13 

A seguir Texto da orelha da capa e da contracapa

Texto da orelha da capa:

O livro conta a trajetória profissional do Prof. Suetônio Mota, desde a década de 1970, quando houve o início das discussões mundiais em torno da temática ambiental.

A história ambiental do Brasil está diretamente relacionada à vanguarda do Prof. Suetônio Mota, notadamente nas questões de reúso de água, de planejamento ambiental, de gestão de resíduos sólidos e de avaliação de impactos ambientais, entre outras. Falar em saneamento no Brasil remete aos trabalhos do prof. Suetônio Mota que, de maneira pioneira, estudou as questões do saneamento ambiental, de saúde pública, de planejamento com viés ambiental, que nortearam as diferentes políticas públicas, no âmbito nacional, regional e municipal (Fortaleza/Ceará).

Este livro traz a biografia de um profissional único que soube ousar. Em uma época em que poucos conheciam a variável ambiental e sua importância na tomada de decisão, o Prof. Suetônio Mota idealizou e implementou diferentes ações que alteraram a rota do desenvolvimento no município de Fortaleza, no Estado do Ceará e no Brasil.

Registrar sua história de vida e a interface que sua trajetória tem com a implementação da política ambiental no Brasil, no Ceará e em Fortaleza, é um presente para os brasileiros que precisam conhecer bons exemplos de profissionais compromissados com o bem comum.

O prof. Suetônio Mota é um poeta do saber ambiental que fez do magistério sua razão de vida, que fez surgir do seu pioneirismo novas oportunidades para uma realidade melhor de mundo, que transformou seu legado ambiental em dádiva para esta e para as futuras gerações.

Texto da orelha da contracapa:

A autora é Arquiteta e Urbanista; Mestre em Engenharia Civil, com área de concentração em Saneamento Ambiental e Doutora em Ciências da Engenharia Ambiental. Possui Pós-Doutorado em Engenharia Civil. É Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Fortaleza, do Departamento de Construção Civile do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão Ambiental.

Entre os livros já publicados citam-se: “Área de Proteção Ambiental: planejamento e gestão de paisagens protegidas”, “Planeamiento de unidades de conservaciónbrasileñas de cara al establecimiento de limites geográficos”, na Espanha, e “Professor Renato Aragão: o Ceará sob o olhar ambiental”.

Escreve matérias na área ambiental no Blog Verde, desde 2012, na Tribuna do Ceará OnLine, vinculada ao Sistema Jangadeiro de Comunicação e ao Sistema Bandeirantes de Comunicação.