João Cesar Moura Silva, Membro da Academia Cearense de Ciências, participa de pesquisa e ensino no âmbito da coordenação de dois projetos com vários parceiros na França.

Durante a pesquisa, o Prof. João Cesar fará visita científica a parceiros de um projeto CAPES-COFECUB intitulado: “Processamento de Sinais e de Informação com Aplicações em Telecomunicações e em Engenharia Biomédica”, em parceria com: Laboratoire d’Informatique, Signaux et Systèmes de Sophia-Antipolis – I3S; Laboratoire GIPSA – Grenoble Images, Parole, Signal et Automatique, Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM – Paris) et Ecole Supérieure d’Éléctricité (SUPELEC – Paris). No ensino e na pesquisa, a missão se desenvolverá no âmbito do grupo de escolas do Institut National des Sciences Appliquées (INSA), localizadas nas cidades de Lyon (sede), Rouen, Strasbourg, Toulouse, Rennes, Bourges e Blois, sendo estes dois últimos constituindo o chamado INSA – Val du Loire. O Acadêmico também iniciará pesquisa sobre “Método dos Elementos Finitos aplicados ao Processamento de Sinais em Sistemas de Telecomunicações” com colegas no INSA-Rouen.

As equipes dos dois projetos têm reunido muitos resultados de ensino e pesquisa: monografias de final de curso, duplo-diplomas de graduação, dissertações de mestrado, teses de doutorado em regime de co-tutela, orientações de pós-doutorados de professores da UFC e outros, artigos publicados em revistas de alto nível da CAPES e em congressos nacionais e internacionais, aprovação de novos projetos, formação de novas parcerias.