Solenidade de Posse de Novos Acadêmicos

Após cumprimentar os presentes, a Cerimonialista Claudia Albuquerque convidou o Presidente da Academia Cearense de Ciências, Prof. José Albersio de Araujo Lima e as demais autoridades para comporem a Mesa e passou a palavra para o presidente declarar a abertura da Solenidade.

 

Picture2

Composição da Mesa Esquerda para Direita: Prof. Henrique Cardoso – Titular Cadeira Nº 01 (Representando o Presidente da Academia Cearense de Medicina); Profa. Maria Ozilea B. Menezes – Diretora do Labomar; Profa. Fátima Veras – Magnífica Reitora da UNIFOR; Prof. Antonio Gomes de Sousa Filho – Titular Cadeira Nº 12 (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC – Representado o Reitor da UFC) e Prof. Antonio Salvador – Membro da Academia Cearense de Engenharia (Representando o Presidente).

 

_MG_6368

_MG_6366

_MG_6360

_MG_6357

Após cumprimentar os presentes, a Cerimonialista informou que estávamos ali reunidos para a Solenidade de Posse de Novos Membros da Academia Cearense de Ciências. Em seguida prestou os seguintes esclarecimentos:

A Academia Cearense de Ciências foi fundada em 23 de outubro de 1985, possuindo mais de 33 anos, com seus membros reunindo-se todos os meses para discutir ações do governo, pesquisas científicas e problemas sociais de diferente natureza.

Tem por objetivo precípuo, congregar cientistas cearenses das diferentes áreas do conhecimento científico, para discutir e contribuir com ações, visando o engrandecimento do Estado do Ceará.

Informou, ainda que recentemente, por decisão unânime dos seus membros, o quadro de acadêmicos permanentes e imortais da Academia, foi ampliado para um total de 50. Quatro novas personalidades científicas foram selecionadas, as quais tomarão posse naquela Solenidade.

Esclareceu que, definida a vacância no quadro permanente da Academia, a vaga é preenchida pela seleção de novos membros, de acordo com o que estabelece seu Estatuto. Os candidatos para as respectivas vagas que surgem devem ser indicados à presidência, sendo que as indicações devem ser proferidas por, pelo menos, dois acadêmicos titulares. Em seguida, o presidente indica dois acadêmicos para análise e avaliação dos perfis dos candidatos, refletidos nos seus currículos, envolvendo, sobretudo, contribuições científicas, tecnológicas e de formação de recursos humanos. Os pareceres então emitidos pelos avaliadores são submetidos ao plenário da Academia.

Semelhantemente são selecionados os jovens cientistas para comporem o Quadro de Membros Afiliados. Desta forma, o reconhecimento dos frutos do trabalho de um cientista, para compor a Academia, é o que mais o enaltece, especialmente por ser pronunciado pelos seus pares, constituindo, assim, a nobreza do gesto de reconhecimento, uma honraria, sobretudo, pela imortalidade que lhe é conferida ao ser empossado junto ao seleto Grupo de cientista.

Informou que em seguida, faria a chamada dos Acadêmicos Titulares, os quais seriam chamados por ordem alfabética:

Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira foi a primeira a ser chamada. Para conduzi-la ao respectivo assento, ao lado do Padrinho, convidou os Acadêmicos: José Henrique Leal Cardoso (Cadeira Nº01) & Antonio Gomes de Souza Filho (Cadeira Nº12).

_MG_6067

Em seguida, informou que Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira é Doutora em bioquímica, pesquisadora do CNPq e Professora Titular da Universidade de Fortaleza. Atua em pesquisas na área de Bioquímica, com ênfase em isolamento, caracterização especialmente de lectinas, e análise proteômica na prospecção de biomarcadores de doenças. Informou que terá como Patrono Prof. José Higino Ribeiro dos Santos, Professor Titular da UFC, com Doutorado em Entomologia, e expressiva produção científica. Prof. Higino foi Membro Titular da Academia – Cadeira Nº 23, a qual será ocupada pela nova Acadêmica.

 

Para conduzi o Prof. Enéas Gomes Filho ao respectivo assento, ao lado da madrinha, a Ceremonialista convidou os Acadêmicos: José Tarquinio Prisco (Cadeira Nº20) & Lucas Antonio de Sousa Leite (Cadeira Nº46).

_MG_6082

Em seguida, prestou breve informação sobre o Prof. Enéas Gomes Filho, indicando que o mesmo é Professor Titular do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular, da UFC, vinculado ao PROPAP; Pesquisador do CNPq; atuando principalmente em pesquisas sobre fisiologia e bioquímica do estresse hídrico e salino em plantas. Terá como Patrono seu ex-colega de Departamento: Prof. José Xavier Filho. Formado em Agronomia, foi Professor Titular da UFC, pioneiro na área de bioquímica vegetal e no estudo da resistência e dos mecanismos de defesa das plantas contra insetos predadores de sementes. Após aposentadoria compulsória na UFC foi professor da Universidade Estadual Norte Fluminense. Prof. Xavier ocupou a Cadeira Nº 30 da Academia, a qual será ocupada pelo novo Acadêmico.

 

Para conduzir o Prof. Luiz Drude de Lacerda, a Cerimonialista convidou os Acadêmicos: Manasses Claudino Fonteles (Cadeira Nº 09) & Tarcisio Haroldo C. Pequeno (Cadeira Nº08).

_MG_6089

Em seguida, esclareceu que Prof. Luiz Drude de Lacerda é graduado em biologia, pesquisador do CNPq e Professor Titular da UFC; desenvolve pesquisas na área ambiental sobre a estrutura e funcionamento de ecossistemas, com ênfase em biogeoquímica, contaminação e monitoramento ambiental, e o impacto das mudanças climáticas globais na biogeoquímica de ecossistema tropicais. Terá como Patrono o Professor Ícaro de Sousa Moreira, Graduação e Mestrado em Química pela UFC, Doutorado em Físico-Química pela USP e Pós-Doutorado em Bioinorgânica na Rutgers University, New Jersey- USA. Ocupou diversos cargos administrativos na UFC: Coordenador do Curso de Química, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química Inorgânica, Vice-Diretor do Centro de Ciências, Vice-Reitor e Reitor eleito da UFC.

 

Para conduzir a Profa. Marta Maria de França Fonteles ao respectivo assento, ao lado do Padrinho, a cerimonialista convidou as Acadêmicos: Glauce Socorro Barros Viana (Cadeira Nº19) & Selene Maia de Morais (Cadeira Nº40).

_MG_6097

Informou que Marta Maria de França Fonteles é Professora Titular da UFC; Pesquisadora do CNPq; Mestrado e Doutorado em Farmacologia, na UFC; Pós-Doutorado em Farmácia Clínica, na University of Auckland. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos; Coordenadora didático-pedagógica da residência multiprofissional em Atenção Integrada à Saúde dos hospitais universitários; Coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica; Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Farmácia Clínica e Translacional. Irá ocupar a Cadeira Nº 49 da Academia.

Terá como Patrono Prof. Caio Lóssio Botelho, respeitado Mestre da Ciência Geográfica do Ceará, Doutorado em Planejamento e Geografia Integral, pela OEA, e livre-docência em Geografia Econômica, pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados da UFC. Professor catedrático de Geografia e Geopolítica, da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Ceará; professor de Geografia Humana, do Instituto de Geociências, da UFC. Foi Membro Titular da Academia Cearense de Ciências, Cadeira Nº 5, da qual foi, presidente durante dois mandatos.

 

Em seguida, para conduzir a candidata a Acadêmica Afiliada Profa. Joelia Marques de Carvalho, a Ceremonialista convidou os Acadêmicos: Geraldo Arraes Maia (Cadeira Nº 42) & Fernanda Montenegro de Carvalho Araújo (Cadeira Nº 50).

_MG_6107Joelia Marques de Carvalho é Formada em Engenharia de Alimentos; Especialização; Mestrado e Doutorado em Ciência e Tecnologia em Alimentos na UFC; Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Mais de 50 publicações científicas e oito produtos tecnológicos desenvolvidos.

A Ceremonialista convidou todos para, em posição de respeito, ouvir o Hino Nacional

_MG_6116

_MG_6130

_MG_6126

 

Início da Cerimônia de Posse

A Cerimonialista informou que seria dado início ao Ato de Posse dos Acadêmicos, convidando o novo Acadêmico Titular, Enéas Gomes Filho, para proferir o juramento, o qual deveria ser seguido pelos demais Acadêmicos Titulares e a Afiliada para que ficassem de pé e repetissem com ele o Juramento:

Termo de Compromisso dos Novos Acadêmicos:

Ao tomar posse como Membro da Academia Cearense de Ciências, assumo o Compromisso de cumprir seu Estatuto, defendendo com denodo e obstinação o Desenvolvimento Científico & Tecnológico do nosso Estado e, assim contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil, preservando seus recursos naturais e proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

_MG_6148

Picture18
Em seguida, por ordem alfabética, a Cerimonialista Convidou os Acadêmicos, para suas respectivas diplomações, que constaria do recebimento do Certificado entregue pela Madrinha (Padrinho) e Medalhão, entregue pelo Presidente.

Ana Cristina de Oliveira Monteiro Moreira

Picture19

Picture20

Picture21

Picture22

Picture23

 

Enéas Gomes Filho

Picture24

Picture25

Picture26

Picture27

_MG_6206

 

Luiz Drude de Lacerda

Picture29

Picture30

31

32

 

Marta Maria de França Fonteles

33

34

35

36

 

Em seguida a Ceremonialista chamou a Acadêmica Afiliada, Joelia Marques de Carvalho, para ir ao palco, acompanhada do seu padrinho, para a diplomação.

37

38

39

40

41

 

Entrega das Premiações

A Cerimonialista informou ser chegado o momento das premiações

42

 

Destaques do Ano de 2018 – A Cerimonialista Convidou para ir ao palco, os Acadêmicos:

Geraldo Arraes Maia – Cadeira Nº 42

43

44

 

Luiz Sérgio Gadelha Vieira – Cadeira Nº 41

45

46

Medalha do Mérito Científico – Prof. Francisco José de Abreu Mato

47

A Cerimonialista anuncia a entregada da Medalha do Mérito Científico à Acadêmica Titular da Cadeira Nº 19 – Glauce Socorro Barros Viana. Para fazer a entrega da Medalha, convida a Professora Aída Matos, filha do Prof. Francisco José de Abreu Matos.

48

49

50

51

Profa Glauce profere Discurso de Agradecimento discorrendo sobre a vida Acadêmico-Profissional do Prof. Matos

52

Acadêmico Titular: João Lucas Barbosa – Cadeira Nº 02 discursa saudando os Novos Acadêmicos

53

O novo Acadêmico Titular da Cadeira Nº 35: Luiz Drude de Lacerda profere discurso de Agradecimentos em nome dos novos Membros da Academia ora empossados

_MG_6383

O Presidente da Academia, Membro Titular, Prof. Dr. José Albersio de Araujo Lima proferiu discurso de encerramento da Sessão Solene

 

Por fim, a Cerimonialista Convida todos para, em posição de respeito, ouvir o Hino do Ceará.

Ao final, em nome da Academia Cearense de Ciências, o Presidente agradeceu a presença de todos e os convidou para um coquetel nos jardins da Reitoria.

Em nome do Presidente solicitamos a todos os Acadêmicos para virem à frente para uma foto oficial

_MG_6395

Registro Final da presença dos Acadêmicos presentes à Solenidade de Posse, do dia 5 de Abril de 2019.

 

Momentos de Congraçamento

56

57

58

59

60

61

63

64