18º Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, o maior evento do País na área, foi realizado em Fortaleza no período de de 11 a 15 de junho.

1

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor da UFC, Prof. Henry Campos; da coordenadora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Profª Geanne Matos; da diretora do LABOMAR, Profª Ozilea Bezerra; do diretor do Centro de Ciências, Prof. Raimundo da Costa Filho, e do secretário estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno.

Foram mais de 1.300 inscrições de pesquisadores do Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Moçambique, Chile, Inglaterra, dentre outros. Cerca de 1.600 trabalhos, comprovando a grandiosidade do evento.

 

6

Em auditório lotado, o reitor Henry Campos salientou a importância do fazer científico na resolução dos problemas da sociedade: “Nessa geração jovem é que depositamos a esperança de mudança de rumo. A preservação tem sido atropelada por interesses políticos e econômicos. E a sociedade precisa do conhecimento gerado pelas universidades para galgar novos destinos”.

 

3

Profª Lidriana Pinheiro, do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Membro Titular da Academia Cearense de Ciências, coordenou o simpósio, salientou: “É a ciência fazendo seu papel, o de construir sonhos, de resistir e transformar, apesar dos obstáculos. A Geografia assume papel importante na geração do conhecimento, no combate das desigualdades sociais e na sustentabilidade do planeta”.

 

2

7

8

5