Palestra: Ações Vitoriosas da Pele da Tilapia proferida pelo Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes, membro Titular da Academia Cearense de Ciências, Cadeira Nº 43.

A reunião teve início com a palavra do presidente prof. Albersio, o qual cumprimentou os presentes e teceu alguns comentários sobre a brilhante Cerimônia de posse dos novos acadêmicos, aos quais desejou Boas Vindas, embora somente o Enéas Gomes Filho estivesse presente.

2

Em seguida, destacou a presença de algumas autoridades como ex-ministro Ubiratan Aguiar, Engenheiro Militar Claudio Caracas e o membro honorário Benedito Vasconcelos.

1

3

Mencionou, em seguida, que a palestra do acadêmico Odorico de Moraes seria sobre Ações de Estudos com a Pele da Tilápia, cujos resultados exitosos já haviam sido apresentados para o Presidente da República, juntamente com o Ministro da Saúde Dr. Jose Henrique Mandetta. Convidou o diretor social Dr. João Erfon, colega de turma de Odorico, para fazer a sua apresentação.

4

5

6

7

Após agradecer a oportunidade para proferir a palestra o Prof. Odorico iniciou falando um pouco sobre o NPDM – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos e a importância da integração de ações de pesquisadores no desenvolvimento em projetos de pesquisa.

9.1

O palestrante informou que os resultados que seriam apresentados foram resultantes de ações integradas de vários membros do grupo de pesquisadores no NPDM, tendo ele funcionado apenas como um gestor, provedor de algumas idéias e, sobretudo com os contatos para obtenção de recursos necessários para o desenvolvimento das ações de pesquisa.

9

10

Informou que as pesquisas deram inicio em ratos, mas hoje já são amplamente aplicadas em seres humanos com problemas sérios de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus.

11

12

Ilustrou a palestra com apresentações de vários exemplos, informando inclusive que a pele da tilápia estará sendo avaliada em vôos espaciais.

13

 

 

 

 

 

 

14

Por fim, o assunto foi bastante debatido pelos presentes, inclusive com a sugestão do Cláudio Caracas para a inclusão de dois importantes fatores que deveriam ser considerados na avaliação da pesquisa: social e humanitário.

15