Palestra: Mamoplastia Redutora e Mastopexia proferida pelo Prof. Dr. João Erfon Almeida Ramos, membro Titular da Academia Cearense de Ciências, Cadeira Nº 10.

3

A reunião teve início com a palavra do presidente prof. Albersio, o qual após cumprimentar os presentes, lamentou a ausência de alguns confrades, inclusive os Membros Afiliados e, sobretudo os colegas da área de Saúde. Mesmo assim, relacionou os colegas que justificaram a ausência, por motivos profissionais e/ou de saúde. Em seguida, teceu alguns comentários sobre a reunião dos Membros da Diretoria e do Conselho Superior, realizada no dia 13 de junho, na sala da Presidência da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FUNCAP), com a presença dos seguintes Membros Titulares da Academia: José Albersio de Araújo Lima (Cadeira Nº 16) – Presidente; Luiz Sérgio Gadelha Vieira (Cadeira Nº 41) – Secretário Geral; Tarcisio Haroldo Pequeno (Cadeira Nº 8) – Presidente da Funcap e Luiz Drude de Lacerda (Cadeira Nº 35) – Diretor Cientifico da Funcap. Informou que, embora o Auditório da Funcap estivesse pronto e a disposição para Reunião com os Membros da Diretoria e do Conselho Superior, a Reunião foi realizada na Sala da Presidência, em razão do pequeno número de participantes. Informou que, após discussão sobre a importância da Academia e a participação dos seus Membros às Reuniões Mensais, o Presidente propôs que as Reuniões plenárias dos Acadêmicos, com Palestras e Seminários continuassem sendo realizadas no Auditório do Instituto de Ciências do Mar (Labomar). Solicitou inclusive, apoio financeiro para a revista: ANAIS da Academia Cearense de Ciências e aquisição de equipamentos essenciais para as Palestras: Laptop com acessórios e sistema de som com gravador. O Presidente da Funcap, Tarcisio Haroldo Pequeno recomendou a elaboração formal da proposta para ser analisada pela Diretoria, dentro das disponibilidades financeiras da Funcap. O Presidente informou também, que em seguida, indagou ao Presidente da Funcap, Tarcisio Haroldo Pequeno, a possibilidade de conseguir uma Sala para abrigar a Secretara/Diretoria da Academia, para os trabalhos de rotina e necessários, inclusive seu acervo bibliográfico. O Presidente da Funcap mostrou-se receptível à solicitação e, de imediato, convidou os demais membros da Diretoria da Funcap: Jorge Barbosa Soares (Diretor de Inovação) e Paula Lenz Costa Lima (Diretora Administrativa Financeira) para participarem das decisões. Após uma visita às instalações da Funcap, com o acompanhamento do Presidente Tarcisio Pequeno e a Diretora Administrativa, uma Sala de aproximadamente 20 m2 foi colocada à disposição da Academia, para a instalação da sua Secretaria/Diretoria, com a possibilidade de conseguir a infra-estrutura necessária, composta de Mesa para Secretária, com computador e acesso à internet, mesa redonda para as Reuniões e estante para as publicações da Academia e de seus Membros.

A Proposta foi elogiada e aprovada pelos presentes à Reunião, com a sugestão de realizar uma Solenidade de Inauguração, com Placa de Identificação/Caracterização, na porta de entrada da Sala e, se possível, uma pequena Galeria de fotos dos ex-presidentes e da atual Diretoria, no seu interior. A Solenidade de Inauguração ficou programada para Agosto próximo vindouro.

Em seguida fez uma breve apresentação do conferencista: Prof. Dr João Erfon, é membro da Academia Cearense de Ciências – titular da Cadeira Nº10; 2. Presidente da Artclinic – Fortaleza, Ceará; 3. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica; 4. Membro da Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas (ISAPS); 5. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

4

 

Após cumprimentar os presentes, o Dr. João Erfon agradeceu a oportunidade para apresentar algumas de suas técnicas cirúrgicas de mamas, como mamoplastia estética e redutora. Explicou a diferença entre mamoplastia redutora e mastopexia, consistindo a redutora, na retirada de alguma parte da mama para adequar a um tamanho menor e a mastopexia que visa reverter o caimento natural dos seios, reposicionando a aréola e a pele com flacidez, elevando as mamas até sua posição original, garantindo simetria. Informou que nos últimos 15 anos, estão sendo realizadas as cirurgias de mastopexia com silicone, com resultados surpreendentes. Sua palestra foi ilustrada com fotografis das técnicas inovadoras. Enfatizou que criou uma técnica que diminuiu as cicatrizes após as cirurgias.

5

21.1